Torneios

From PokeXGames
Jump to navigation Jump to search
Banner Torneios.png


Introdução

O PvP é uma forma de jogo muito conhecida e divertida. Muitos jogadores são conhecidos como duelistas, pois se dedicam bastante ao conteúdo PvP.

Durante o decorrer da semana, os jogadores poderão participar de alguns torneios para descobrir quem é o melhor treinador Pokémon. Hoje em dia, contamos com quatro categorias diferentes de torneio em que os jogadores poderão se enfrentar, sendo elas: Poké Cup, Pika Cup, Prime Cup e Master Cup.

Além disso, existem algumas diferenças entre os torneios:

  • Torneios no Servidor: Nos finais de semana, é realizado o torneio entre os jogadores nos seus próprios servidores.
  • Torneios na Arena Global: Nas terças-feiras e sextas-feiras o torneio é realizado no servidor da Arena Global, onde todos os jogadores podem se enfrentar.
  • Torneio Entre Mundos (TEM): Na quarta semana de cada mês, ocorre o Torneio Entre Mundos (TEM) na Arena Global. Jogadores de todos os servidores se enfrentam, porém este torneio possui melhores recompensas. Além disso, também há a questão de que os Pokémon dos jogadores são salvos no Server Save do sábado e do domingo, às 07:40h (BRT).
  • Torneio Global (TG): O Torneio Global ocorre com uma frequência de duas vezes ao ano. É o maior evento do jogo onde os jogadores se enfrentam em busca de grandes prêmios.

Informações Gerais

  • Existem duas modalidades de torneio, a individual (1x1) e em duplas (2x2).
  • O Torneio é exclusivo para jogadores VIP.
  • Quando o jogador utilizar um Pokémon durante o duelo em um torneio, ele receberá a seguinte descrição na Poké Ball "Usado em um torneio recente por SeuNome.". Isso significa que nenhum outro jogador poderá utilizar esse Pokémon em um duelo oficial de torneio durante 8 horas. Caso um jogador tente utilizar um Pokémon que tenha sido usado por outro jogador, ele será desclassificado.
  • Todas as batalhas são transmitidas em canais próprios, podendo ser encontrados dentre os canais de TV.
  • É possível acompanhar todos os confrontos e vencedores pelo Tournament Channel (Ctrl+O).
  • A premiação do torneio é enviada de maneira automática para o Locker dos vencedores após o encerramento do torneio.
  • Em caso de desclassificação do torneio, a razão aparecerá no seu Chat Padrão.
  • Caso o jogador não duele ou somente se inscreva em um torneio cuja premiação seja Conqueror Token, ele não receberá este tipo de token, e sim outro. Para estes casos são entregues Honored Token, em virtude da desistência.


Importante: Para participar dos Torneios Entre Mundo (TEM) o jogador deve ter salvo seus Pokémon no Server Save do dia do torneio. Por exemplo, no Torneio Entre Mundos (TEM) do sábado, o jogador deverá ter deixado os Pokémon que gostaria de usar no torneio em sua conta antes do Server Save do sábado, servindo a mesma explicação para o domingo. É aconselhável que os jogadores deixem todos os Pokémon dentro do depot.

Categorias de Torneio

Como citado anteriormente, atualmente existem quatro categorias em que os jogadores podem se enfrentar: Poké Cup, Pika Cup, Prime Cup e Master Cup.
Cada categoria possui um Pokémon CAP, Reference Level, Boost CAP e Held CAP diferentes, que serão explicados a seguir:


  • Pokémon CAP: é um limitador que declara quais os Pokémon podem ser usados em cada categoria de torneio.
  • Reference Level: É o level necessário para atingir a força máxima no torneio. Caso o duelista esteja abaixo do Reference Level, isso significa que estará em desvantagem de força (ataque e HP) em relação aos oponentes que tiver o Reference Level do torneio.
  • Boost CAP: Promove o Boost do Pokémon do jogador para cima, até o +70. Por exemplo, em um torneio onde o Boost CAP for +30 (Pika Cup) e o Pokémon do jogador estiver +30 (ou superior), sua força será promovida para +70. Se nesse mesmo torneio o boost do Pokémon for +10, será promovido para +50.
  • Held CAP: O Held CAP promove os Held Itens de tier baixo para cima, até o Tier 7, bastando que o Held do Pokémon atinja o CAP do torneio. Por exemplo, se o torneio tem um Held CAP de Tier 4 (como na Pika Cup) e o Pokémon do jogador tem um X-Accuracy Tier 4 (ou maior), esse sistema promoverá o held do jogador para o Tier 7 no torneio, ficando com a chance 100% de causar status negativos. Se o Held Item do jogador for do Tier 3, isto é, 1 Tier abaixo do CAP, nesse torneio será promovido para o Tier 6, também 1 abaixo do Tier 7.


Categoria Pokémon CAP Reference Level Boost CAP Held CAP Dias e horários (BRT)
Poké Cup Apenas Pokémon Tier 2 e Tier 3 são permitidos 200 0 Tier 2 Terça-feira, sexta-feira, sábado e domingo: às 15h
Torneio Entre Mundos: às 15h
Pika Cup É permitido o uso de somente 2 Pokémon Tier 1 C 300 30 Tier 4 Terça-feira e sábado: às 17h
Prime Cup É permitido o uso de somente 1 Pokémon Tier 1 B 400 50 Tier 5 Sexta-feira e domingo: às 17h
Torneio Entre Mundos: às 17h
Master Cup É permitido o uso de qualquer Pokémon utilizável em PvP 500 70 Tier 7 Terça-feira, sexta-feira, sábado e domingo: às 20h
Torneio Entre Mundos: às 20h

Observação: É possível verificar o Tier de cada Pokémon na PokedexIcon.png Pokédex no jogo ou na página de Tiers (listagem).

Tournament Level

O sistema do Tournament Level padroniza todos os torneios no Level 400, porém o jogador precisa ter o Reference Level do torneio para que a sua força vá para o Level 400 de fato. O Tournament Level será o nível usado pelo jogo para calcular a força do jogador durante o torneio, sendo o fixo o nível 400 e reduzido proporcionalmente a quantidade de níveis que o jogador possui abaixo do Reference Level do torneio. Exemplificar o sistema ficará mais fácil para compreenderem os diversos cenários, então confiram algumas situações:


  • Situação 1: torneio com Reference Level 300, o jogador A (level 347) e o jogador B (level 556) estarão ambos no level 400 (Tournament Level), pois ambos atendem o requisito para tal (Ref Lv 300).
  • Situação 2: torneio com Reference Level 500, o jogador C (level 508) e o jogador D (level 600), também estarão ambos no level 400, pois atendem o requisito do torneio (Ref Lv. 500).
  • Situação 3: torneio com Reference Level 200, o jogador E (level 192) e o jogador D (level 600) estarão respectivamente level 392 (400 - 8, que é a quantidade de leveis que o jogador C está abaixo do Reference Level do torneio) e level 400, pois E está um pouco abaixo do Ref Lv 200, enquanto D o atingiu.

Tutorial de Torneios

Os sistema de torneios possui diversas funcionalidades. O jogador deve ir até o local, realizar inscrição, formar time, etc. Tudo será exemplificado abaixo:

Onde é realizado o Torneio

O torneio semanal do servidor é realizado no Coliseum, que está localizado à esquerda do Centro Pokémon da cidade de Viridian.
Já o Torneio entre mundos (T.E.M.) ocorre na Arena Global, que pode ser acessada pelo menu superior do client.

Menusuperior arena.png

Encontrando o NPC Tobby

Para se inscrever no torneio fale com o Npc-tobby.png NPC Tobby.

No torneio do servidor, o NPC Tobby pode ser encontrado no Coliseum.

Tobby coliseum.png Tobby coliseum2.png


Se o torneio for ocorrer na Arena Global, o NPC Tobby pode ser encontrado nas seguintes localizações:

Tobby arena.png


Conferindo informações sobre o Torneio

O NPC Tobby fornece algumas informações referentes ao horário de início e categoria do torneio que irá acontecer. Selecione informações para conferir.

Info 1.jpg Info 2.jpg


Além disso, é possível ver estatísticas dos jogadores inscritos com o NPC. Neste caso, a opção a ser escolhida é estatísticas.

Estat 1.jpg Estat 2.jpg


Como participar de cada modalidade do torneio

Existem duas modalidades de torneio, a individual e a em dupla. Clique na opção desejada abaixo para entender melhor o funcionamento de cada uma delas.

A categoria individual do torneio é a principal modalidade dentro dos realizados atualmente na PxG.

Participando do torneio 1 x 1

É chegada a hora de participar do torneio. Para isso, é necessário realizar a inscrição.

Se inscrevendo

Encontre um NPC Tobby e inscreva-se para o torneio com ele.

Insc 1.jpg Insc 2.jpg

Insc 3.jpg

  • Após confirmar a inscrição com o NPC Tobby, ele criará um time de maneira automática e o jogador estará pronto para participar do torneio.

A categoria em duplas é a mais popular entre os jogadores, visto que é marcada pela combinação estratégica dos clãs das duplas, além de possibilitar a criação de jogadas envolvendo a sinergia entre as duplas participantes.

Participando do Torneio 2 x 2

Para participar do torneio em duplas, os participantes devem primeiramente realizar as suas inscrições.

Se inscrevendo

Encontrem um NPC Tobby e inscrevam-se. Lembrando que os dois participantes devem se inscrever.

Insc2 1.png Insc2 2.png

Insc3 2.png

Encontrando um time

Agora que ambos estão inscritos, é necessário encontrar e entrar em um time.

Os dois jogadores devem selecionar a opção abrir localizador de equipe.

Abrir loc.png

Assim que clicarem na opção, será criado um grupo onde cada um será o líder do seu respectivo grupo e ele virá com a modalidade de torneio.
Em seguida a interface do localizador de equipes será aberta.

Loc team.png

Apenas um dos jogadores da dupla deve solicitar a entrada no time. O jogador deve procurar o nome de seu parceiro na lista de times disponíveis (ou então digitar o nome do personagem no campo de busca).
Quando encontrar, clique na opção entrar que estará ao lado do nome do jogador e uma solicitação será enviada para ele. Assim que clicar na opção, avise o jogador para que ele aceite sua entrada no time.
Em caso de equívoco e envio de pedido para o jogador errado, basta clicar em revogar que a sua solicitação será cancelada.

Loc team2.png

Para aceitar a entrada do participante no time, o jogador que receber o convite deve abrir o grupo pelo menu superior do client (também é possível utilizar o atalho pré-definido G). Lá, deve passar o cursor sob o nome do jogador que realizou a solicitação e então clicar no check para aceitar.
Também é possível recusar o pedido de entrada para o time, clicando no X.

Loc pt.png

Caso o participante não tenha um parceiro para o torneio, a interface do localizador de times facilita o encontro de jogadores que não possuam duplas. Ela mostra todos os times que estão incompletos, sendo possível filtrar os jogadores disponíveis por clã e determinar uma faixa específica de level para tentar encontrar um jogador.

Saindo de um time

Se por algum motivo o jogador quiser desistir do seu time atual, é preciso sair do grupo, caso ele não seja o líder. Se o jogador for o líder do grupo, é necessário dispersar grupo.
Após realizar a ação de saída, basta encontrar outro time novamente.

Verificando se o time está completo

Antes do início do torneio, é importante conferir com o NPC se a sua inscrição e o time estão corretos para a participação. Dessa forma, o jogador deve ir até o NPC Tobby e selecionar meu time. O NPC informará os membros do time e se está completo para a participação.

Confere 1.png Confere 2.png

Durante o Torneio

Pouco antes do início do torneio, é recomendado que o Tournament Channel seja aberto, pois lá serão enviadas mensagens sobre os eventos do torneio.
Assim que o horário agendado chegar, as inscrições serão encerradas e uma mensagem será enviada no Tournament Channel informando sobre o início do torneio.

  • Para abrir o Tournament Channel, utilize o atalho (Ctrl + O) para abrir o menu de chats e selecione o Tournament Channel.
Tour channel.png


Clique no item desejado para ler mais informações sobre as batalhas durante o torneio:

Quando o torneio começar, serão feitos os sorteios dos confrontos de maneira automática.
Para conferir quem é o seu adversário no round, utilize o comando !battle.
Este comando mostrará o nome, level e clã do jogador, além do número da sua batalha na fila.

Comando !battle.png

Após conhecer o seu oponente, é hora de se preparar para o confronto.
A partir do momento em que a batalha for ocorrer, o participante terá 3 minutos para escolher seus Pokémon e prepará-los para o duelo.

  • Pokémon não pode Mega Evoluir durante um duelo, caso queira utilizar o Mega Pokémon, é necessário Mega Evoluir ele antes do duelo.
  • Certifique-se de que todos os seus Pokémon estão com todos os ataques carregados e a vida no máximo.
  • São enviadas mensagens informando todos os confrontos e o canal de transmissão no Tournament Channel.
  • Caso o torneio ocorra no servidor, lembre-se de estar no Coliseum. Caso o jogador esteja em outro lugar ele será desclassificado.
  • Algumas habilidades de troca de forma ou elemento não podem ser utilizadas durante o duelo, como por exemplo o Morph do Rotom. Escolha a forma do Pokémon antes de ir para a arena de duelo.

Chegou a hora da batalha. Na arena, o desafiante terá um minuto para escolher seu primeiro Pokémon para começar o duelo.
Para escolher o Pokémon inicial, mova o contador que aparecerá ao lado do seus Pokémon. O Pokémon que estiver ao lado do contador quando ele acabar será solto no início do duelo.

Contador duelo.png

Algumas informações importantes:

  • Quando o Pokémon é derrotado, o jogador possui um tempo máximo de 1 minuto para chamar outro Pokémon, caso esse limite de tempo seja extrapolado ele será desclassificado.
  • Se o participante mantiver o Pokémon em campo por muito tempo enquanto ele pedir para voltar para a Poké ball, ele ficará triste e essa perda de satisfação afetará seus outros Pokémon, fazendo com que percam força durante o duelo.

Após o final do duelo, é necessário aguardar que todos os outros sejam finalizados para avançar ao próximo round.
Em caso de vitória, aguarde o início do próximo round para verificar seu próximo oponente.
Depois de uma derrota, é possível se locomover para outros locais e praticar outras atividades, ou então assistir a continuação do torneio.
Quando o torneio for finalizado, será enviada uma mensagem no Tournament Channel informando o vencedor e o segundo colocado, além de suas premiações. Neste momento, as premiações serão enviadas para os Lockers de todos os participantes.
<

Após a finalização do torneio, é possível conferir informações mais precisas a seu respeito, utilizando o comando !logt.
Quando o comando for utilizado, a seguinte interface será aberta:

Logt.png

  • É possível alternar entre a data e horário do torneio, assim como também aumentar ou diminuir a quantidade de rounds exibidos.
  • Os personagens que possuirem um contorno verde são os vencedores do round, já o que possuir um contorno amarelo é o vencedor do torneio.
  • A quantidade de inscrições e desclassificados do torneio pode ser conferida no canto inferior esquerdo da interface.
  • Passar o cursor do mouse sob a quantidade de inscrições lhe mostrará a divisão por clã dos participantes.

Além dessas informações, também há como conferir os Pokémon utilizados durante um duelo. Para isso, clique sob o nome de um dos participantes da batalha que desejar ver. Então, uma pequena janela será aberta mostrando os Pokémon que foram utilizados.

Logt poke.png

Premiações dos Torneios Semanais

Cada categoria de torneio semanal possui sua própria recompensa, incluindo maravilhosos troféus.

Observação: somente jogadores de level 200+ receberão Conquerortoken.png Conqueror Tokens como recompensa dos torneios semanais. Jogadores de level 100–199 receberão Honoredtoken.png Honored Tokens na mesma quantidade.

Troféu Premiação Premiação de Participação
Poké Cup Trophy.png Poké Cup Box.png Poké Cup Box (Troféu + Global-arena-legendary-token.png 4 Global Arena Legendary Token + Conquerortoken.png 200 Conqueror Tokens). Conquerortoken.png 20 Conqueror Tokens de participação. Além de 160/140/120/90/60/40/20 Conquerortoken.png Conqueror Tokens baseado na colocação do jogador no torneio.

Observação: Nas versões do Poké Cup de servidor, além da premiação acima, o primeiro colocado receberá Cash.png 250K e o segundo colocado receberá Cash.png 100K.

Troféu Premiação Premiação de Participação
Pika Cup Trophy.png Pika Cup Box.png Pika Cup Box (Troféu + Global Tournament Legendary Token.png 5 Global Tournament Legendary Tokens + Global-arena-legendary-token.png 6 Global Arena Legendary Token + Conquerortoken.png 300 Conqueror Tokens). Conquerortoken.png 30 Conqueror Tokens de participação. Além de 180/150/130/110/80/50/30 Conquerortoken.png Conqueror Tokens baseado na colocação do jogador no torneio.

Observação: Nas versões do Pika Cup de servidor, além da premiação acima, o primeiro colocado receberá Cash.png 500K e o segundo colocado receberá Cash.png 200K.

Troféu Premiação Premiação de Participação
Prime Cup Trophy.png Prime Cup Box.png Prime Cup Box (Troféu + Global Tournament Legendary Token.png 5 Global Tournament Legendary Tokens + Global-arena-legendary-token.png 10 Global Arena Legendary Token + Conquerortoken.png 400 Conqueror Tokens). Conquerortoken.png 40 Conqueror Tokens de participação. Além de 190/160/140/120/90/60/40 Conquerortoken.png Conqueror Tokens baseado na colocação do jogador no torneio.

Observação: Nas versões do Prime Cup de servidor, além da premiação acima, o primeiro colocado receberá Cash.png 500K e o segundo colocado receberá Cash.png 200K.

Troféu Premiação Premiação de Participação
Master Cup Trophy.gif Master Cup Box.png Master Cup Box (Troféu + Global Tournament Legendary Token.png 10 Global Tournament Legendary Tokens + Global-arena-legendary-token.png 15 Global Arena Legendary Token + Conquerortoken.png 600 Conqueror Tokens). Conquerortoken.png 50 Conqueror Tokens de participação. Além de 200/180/150/130/100/70/50 Conquerortoken.png Conqueror Tokens baseado na colocação do jogador no torneio.

Observação: Nas versões do Master Cup de servidor, além da premiação acima, o primeiro colocado receberá Cash.png 1KK e o segundo colocado receberá Cash.png 500K.


Premiações dos Torneios Entre Mundos

Os Torneios Entre Mundos acontecem no servidor da Arena Global. Cada categoria de torneio possui sua própria recompensa, incluindo maravilhosos troféus.

Observação: somente jogadores de level 200+ receberão Conquerortoken.png Conqueror Tokens como recompensa dos torneios semanais. Jogadores de level 100–199 receberão Honoredtoken.png Honored Tokens na mesma quantidade.

Troféu Premiação Premiação de Participação
Nightmare Trophy.gif Poké Cup Box (TEM).png Poké Cup Box (TEM) (Troféu + Global Tournament Legendary Token.png 10 Global Tournament Legendary Tokens + Global-arena-legendary-token.png 20 Global Arena Legendary Token + Conquerortoken.png 400 Conqueror Tokens) + Master-ball(1).png 1 Master Ball + Cash.png 1KK. Conquerortoken.png 60 Conqueror Tokens de participação. Além de 320/280/240/200/160/120/80/50 Conquerortoken.png Conqueror Tokens baseado na colocação do jogador no torneio.

Troféu Premiação Premiação de Participação
Armored Mewtwo Trophy.gif Prime Cup Box (TEM).png Prime Cup Box (TEM) (Troféu + Global Tournament Legendary Token.png 20 Global Tournament Legendary Tokens + Global-arena-legendary-token.png 40 Global Arena Legendary Token + Conquerortoken.png 600 Conqueror Tokens) + Master-ball(1).png 1 Master Ball + Cash.png 2.5KK. Conquerortoken.png 70 Conqueror Tokens de participação. Além de 360/320/280/240/200/160/120/80 Conquerortoken.png Conqueror Tokens baseado na colocação do jogador no torneio.

Troféu Premiação Premiação de Participação
Darkrai Trophy.gif Master Cup Box (TEM).png Master Cup Box (TEM) (Troféu + Ancienttoken.png 1 Ancient Token + Global Tournament Legendary Token.png 50 Global Tournament Legendary Tokens + Global-arena-legendary-token.png 80 Global Arena Legendary Token + Conquerortoken.png 800 Conqueror Tokens) + Master-ball(1).png 1 Master Ball + Cash.png 5KK. Conquerortoken.png 80 Conqueror Tokens de participação. Além de 400/360/320/280/240/200/160/120 Conquerortoken.png Conqueror Tokens baseado na colocação do jogador no torneio.